sexta-feira, 16 de março de 2012

SERIE OS 5 JAMBOREES DE BADEN-POWELL (parte 1)


Quem entre nós, Escoteiros, nunca teve vontade de participar de um Jamboree Mundial. Estar em um pais distante cercado por milhares de escoteiros das mais diferentes regiões e lugares do mundo vivenciando a fraternidade e o espirito escoteiro e aprendendo coisas novas.
O primeiro grande evento do escotismo  a nível mundial ocorreu pouco mais de uma década após o nosso movimento ter nascido. Em 1920 o fundador sugiriu que se organizasse um encontro para reunir membros de todos os paises onde o Escotismo era praticado.
A esse encontro B.P deu o nome de Jamboree e desde 1920, quando se realizou o primeiro deles em Londre, Inglaterra, a cada quatro anos ocorre um novamente.
A partir desta pastagem você terá mais informaçõe sobre cada um desses grandes eventos que vem se realizando desde 1920.
BOA LEITURA!


PRIMEIRO JAMBOREE MUNDIAL (1920 - INGLATERRA)

distintivo do primeiro jamboree

Este jamboree não foi nada parecido com os jamborees dos nossos dias. A primeira grande diferença foi ter sido realizada num recinto fechado, no Olympia hall, bem no coração de Londres. Os escoteiros participantes, cerca de 8.000 de 34 países diferentes, fizerem demonstrações diárias na arena, a qual teve de ser coberta com uma boa camada de terra para se poderem espetar estacas e montar barracas.
Um local de acampamento no meio de uma metrópole é algo difícil de encontrar, se não impossível, e, por isso, um acampamento de 5.000 escoteiros teve de ser montado no Old Deer Park em Richmond, enquanto o restante dos escoteiros dormia no próprio Olympia, prontos para as demonstrações do dia seguinte.
Nas galerias laterais do Olympia, várias exibições regalavam os olhos dos visitantes, e até mesmo barracas eram novidades naquela época. Objetos confeccionados pelos escoteiros e lobinhos, ao vivo, eram uma constante. Este jamboree acabou por ser mais uma demonstração do que propriamente um acampamento escoteiro.
O que começou como uma celebração escoteira tornou-se numa grande demonstração internacional de boa vontade. Quase no final do jamboree, foi feita uma homenagem que não estava prevista no programa. Na grande arena abarrotada de escoteiros e na presença de milhares de espectadores, B.-P. foi espontaneamente aclamado “Escoteiro Chefe Mundial” – um título que nenhum governo ou rei poderia conferir.
Na cerimônia de encerramento, B.-P. deixou uma mensagem de despedida, tão cheia de significado hoje, como o foi naquela ocasião histórica. Segue-se um resumo dessa mensagem:
“Irmãos Escoteiros:
Existem diferenças entre os povos do mundo em sentimentos e pensamentos, tal como as há na língua e na psique. O jamboree ensinou-nos que se praticarmos a bondade mútua, se dermos e recebermos, então haverá simpatia e harmonia. Se for vossa vontade, caminhemos para frente, determinados a desenvolver entre nós próprios, e entre os nossos rapazes, essa camaradagem, através do espírito mundial da fraternidade escoteira, para que possamos ajudar a desenvolver a paz e a alegria no mundo e a boa vontade entre os homens. “
Algumas lições importantes foram tiradas deste primeiro jamboree e foram cuidadosamente usadas nos Jamborees posteriores. Uma exposição em recinto fechado limita as atividades e impede a completa demonstração do escotismo, o qual é um movimento ao ar livre. Chegou-se à conclusão, acima de tudo, de que um jamboree é um meio de desenvolver o espírito da boa camaradagem entre rapazes de muitas nações, e quanto mais este aspecto for sublinhado, mais bem sucedido será o jamboree.



Nenhum comentário:

Postar um comentário