quinta-feira, 23 de julho de 2015

ESCOTEIRA CRIA PROJETO PARA ALIMENTAR MORADORES DE RUA


O “Aconchego no Prato” é um projeto idealizado pela acadêmica de Comunicação Social - Relações Públicas Laura Dürks Cassol. A ideia é distribuir sopa quente para os moradores e as moradoras de rua de Santa Maria, porque o inverno na cidade é rigoroso e há muitas pessoas em situação de rua que não têm o que comer para aquecer o corpo.

O projeto, cuja primeira ação acontece neste sábado (11), surgiu com a vontade de ajudar os outros. Laura até brinca que, se pudesse, viveria apenas de projetos sociais. A estudante conta que, em um sábado à noite que estava muito frio em Santa Maria, questionou-se: “eu tenho roupa quentinha e comida todos os dias, mas e quem não tem?”. Foi aí que a estudante começou a pensar em nomes e a organizar a ideia, mas foi com a ajuda de um amigo, o acadêmico de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda Cezar Augusto Barin, que a identidade visual e a a fanpage no Facebook foram criados para mobilizar a comunidade a fim de concretizar o “Aconchego no Prato”.

Laura conta que desde criança participa do Movimento Escoteiro, como quase todos na sua família. Por isso, a solidariedade e o pensar no próximo, bases do escotismo, sempre cresceram com ela. A estudante diz também que essa vontade de ajudar as pessoas não é novidade, mas, agora, teve maturidade para organizar o projeto e buscar apoio de amigos e amigas, da família e da comunidade santa-mariense.

Com a divulgação na página no Facebook e nos veículos de comunicação da cidade, a estudante conseguiu motivar muita gente. A mobilização para doações em dinheiro e de caixas de leite foi grande. Muitos voluntários recolheram caixinhas e separaram a quantia que puderam para colaborar com o projeto. Laura disse que vai realizar uma inscrição para os voluntários, estabelecer um número para não sobrecarregar nenhuma tarefa. Vale lembrar que as ações do projeto ocorrerão mais vezes. Então, quem quiser ainda pode colaborar.

A produção da sopa vai ser nesta sexta-feira (10) à noite no Grupo Escoteiro Henrique Dias. Eles disponibilizaram a cozinha, as panelas e muitos voluntários para ajudar a preparar e a distribuir. “Somos como uma família lá, todos querem ajudar e contribuir com o projeto. O apoio que recebi do grupo foi fundamental para eu continuar em frente com a minha ideia”, afirma.

A sopa quentinha de legumes será distribuída amanhã, sábado (11), a partir das 20h. Os pontos de distribuição são os seguintes locais: Gare da Estação, Parque Itaimbé, Praça dos Bombeiros, Calçadão, Praça Saldanha Marinho e EStação Rodoviária. A distribuição ocorrerá em equipes que serão divididas amanhã a partir da disponibilidade de cada um.

“A importância é de tu teres empatia de se colocar no lugar do outro, de pensares o porquê isso acontece, o que está errado, o porquê de faltar comida para as pessoas. Ajudar o próximo vai do pensar no sistema, na política e então se envolver, fazer as coisas mudarem. Eu quero deixar o mundo um lugar melhor do que eu encontrei e pra isso eu preciso me mexer, realizar ações e impactar para que a reflexão e a mudança aconteçam”, comenta a universitária

Sobre a reação dos familiares da jovem, ela diz que viram como uma iniciativa bonita, a apoiaram e a incentivaram muito. Laura completou “Sem o apoio dos meus amigos e da minha família acho que eu teria ficado no papel e teria medo de agir, mas com eles do meu lado eu sei que o projeto vai acontecer e vai ser lindo.”

Gostou da ideia? Ficou motivado a ajudar? Entre em contato com o projeto pelo e-mail:aconchegonoprato@gmail.com ou pela fanpage. Se quiser doar, os dados são: Caixa Federal; agência: 1366; operação: 001; conta: 23145-4; nome: Renata Leal Rossato.


Texto e foto: Sabrina Cáceres, acadêmica de Jornalista e estagiária da Agência de Notícias da UFSM


Nenhum comentário:

Postar um comentário