quinta-feira, 15 de outubro de 2015

30 anos de funcionamento do Grupo Escoteiro Paulo Cesar Marcelino de Promissão. Um pouco de nossa historia



O Grupo Escoteiro duque de Caxias foi fundado em 25 de setembro de 1970 por iniciativa do professor Adauto de Oliveira Serra Filho. No inicio eram 16 lobinhos e 10 escoteiros. O primeiro Diretor Presidente foi o senhor Ivo Ferreira Grama e o primeiro acampamento foi na cidade de Garça.
Recebeu o seu registro da União dos Escoteiros do Brasil - UEB no mês de agosto ou setembro de 1971 e passou a usar o numeral 199
Em setembro de 1971 foi lançada a primeira edição do jornal Nheengaba, criado pelo Chefe Adauto. Seu nome é de origem Kaingang e significa “conselho de grupo reunido para dirigir os destinos da tribo”.

Em outubro de 1971 Paulo Cesar Marcelino (chamado de Paulão pelos seus amigos) entra para o movimento escoteiro e em janeiro de 1972 fez sua promessa passando logo depois para a tropa sênior. Como sênior ele foi monitor da Patrulha Anhanguera, mas no final de 1972 mudou-se com a família para a cidade de Marilia SP.

Foto: Paulo Cesar Marcelino
Paulo Cesar Marcelino faleceu no dia 19 de janeiro de 1973 em um acidente em sua casa. Em forma de homenagem a Patrulha Anhanguera mudou seu nome para Patrulha Paulo Cesar Marcelino, que posteriormente passa a se chamar Patrulha Xingu. A direção do Grupo Escoteiro Duque de Caxias também resolve homenagear um de seus grandes escoteiros e no dia 20 de maio de 1973 foi inaugurado o retrato de Paulo Cesar Marcelino, oficializando a mudança do nome de 199 Grupo Escoteiro Duque de Caxias para 199 Grupo Escoteiro Paulo Cesar Marcelino. A cerimônia contou com a presença dos integrantes do grupo, pais, do então prefeito Miguel Martins Gualda e familiares de Pulo Cesar Marcelino. Sua mãe, Dona Aranita também foi homenageada recebendo uma rosa de prata das mães dos escoteiros. No mesmo ano o 199 com muito esforço consegue comprar uma chácara que pertencia a Rede Ferroviária Federal S/A e em 25 de novembro de 1973 foi inaugurada então a Chácara Baden-Powell, que pertence ao grupo ate os dias de hoje. Chácara Baden-Powell hoje passa por reformas e construção da sede própria para abrigar as atividades do grupo.
No dia 20 de maio de 1974 o 199 recebe o titulo de Utilidade Publica, projeto apresentado pelo então vereador Manoel de Souza Simões e decretado pelo prefeito Miguel Martins Gualda (lei 1,080 de 20/05/74).
No final dos anos de 1970 por motivos desconhecidos o 199 encerra suas atividades e por algum tempo tenta retoma-las.
Em 10 de maio de 1984 o 199 Grupo Escoteiro Paulo Cesar Marcelino foi reaberto e eleita o primeiro Diretor Presidente dessa nova fase o senhor Celso Guimarães Junior, que juntou seus esforços aos antigos escoteiros João Salinas, Roberto Gradela, Wladmir Savron e Ivo Chiufa, que fizeram parte do Movimento escoteiro promissense nos anos de 1970.
Nesta nova fase do 199 as reuniões aconteciam na Escola Estadual Coronel João Francisco Coelho.
Em 20 de outubro de 1985 o 199 Grupo escoteiro Paulo Cesar Marcelino recebe o seu novo registro da UEB oficializando então o seu funcionamento. Também em 1985 surge a patrulha Urso e o grupo participa de seu primeiro grande acampamento fora, o XI Grande Acampamento de Ilha Solteira. No período de 1985 a 1990 o Grupo Escoteiro cresce e ganha destaque em nossa cidade participando e promovendo acampamentos e exposições. Nesse período também realizamos o Acampamento Distrital de Patrulhas – ADISPA (1986) Ponta de Flecha (1987) passamos a contar com o apoio de escotistas que trabalharam durante longos anos para o desenvolvimento do escotismo, entre eles estão Marco Antônio Ramos, Sebastião Nunes, Professor Gomes, Sonia Domingues, entre outros. Em 1990 foi criada a patrulha Taurepán e também nesse período o 199 cuidava do estacionamento da festa do Peão para levantar fundos e subsidiar as atividades.












Já nos anos de 1990 o 199 esta estabelecido e tem o respeito da sociedade promissense. Foram inúmeras atividades, viagens, promoções... muitos também foram os jovens que fizeram parte da nossa historia, muitos adultos que se dedicaram e mantiveram a chama do escotismo acesa. Entre as conquistas e aventuras vale a pena citar a Aventura Sênior Distrital em 1992 realizada na Fazenda Lamonato, Patu-Corredera em 1996 (descida de boia da Rio dos Patos ate a fazenda Correfeira a 30 kms da cidade), um espaço fixo para a construção do barrcão no Clube de Rodeio Acácias por volta de 1997, Projeto Pró-Tiete do SOS Mata Atlântica, viagem Para a Bolívia em 1998/99, realização do Grande Acampamento de Promissão no Clube de Rodeio em 1999.
No ano 2000 foi realizada uma semana de atividades em comemoração aos 15 anos de reabertura do 199, entre as atividades tivemos exposição de fotos, palestra, fogo de conselho, cerimônia cívica e coquetel com a presença dos jovens e familiares, antigos escoteiros e escotistas e grupos convidados. Já em 2001 realizamos mais um Grande Acampamento de Promissão na Fazenda Lamonato. Tambem tivemos participação em grandes atividades nacionais e mundiais como no Jamboree Panamericano em 2001 em Foz do Iguaçu, Jamborees nacionais em Brasilia, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Natal, Jamboree Mundial em 2007 na Inglaterra, entre outros. Participamos também de inúmeras ações ambientais e sociais em prol de nossa cidade e de nossa nação, contribuindo para o bem comum.
Alguns de nossos seniors e escotistas participaram da busca do Sr Mario Yassunaga, vitima de um roubo seguido de seqüestro em 2001. A participação do 199 nessa busca foi de grande valor, fomos os primeiro junto com a policia local a encontrar o corpo de uma pessoa integra e trabalhadora brutalmente assassinada. Coube à chefia levar a noticia do fim das buscas para a família, um momento de grande comoção.



Ao longo desses 45 anos, o 199 passou por muitos altos e baixos, foram muitos problemas e muitas alegrias. São 30 anos de atividades ininterruptas graças ao trabalho e ao amor que muita gente teve pelo escotismo. Também foram muitas as crianças e jovens que passaram pelas nossas fileiras e hoje como adultos contribuem para a sociedade e com certeza lembram com carinho de quando eram escoteiros. Muitos também foram os adultos voluntários que ajudaram na formação desses jovens e continuam ajudando grupo sempre que podem. São tantos os nomes que fica difícil levanta-los aqui sem correr o risco de cometer alguma injustiça.
Hoje mantemos nossas atividades, enfrentamos as dificuldades de ter pouca ajuda do poder publico e de adultos comprometidos. Mantemos acesa a chama do escotismo preservando seus princípios!
Venha fazer parte do Movimento Escoteiro! Conheça o 199 Grupo Escoteiro Paulo Cesar Marcelino!








Nenhum comentário:

Postar um comentário