quarta-feira, 21 de março de 2012

SERIE OS 5 JAMBOREES DE BADEN-POWELL (parte 2)

SEGUNDO JAMBOREE MUNDIAL (1924 - DINAMARCA)
Distintivo do evento


Participaram cerca de 5.000escoteiros de 34 países e colônias britânicas. Este Jamboree esteve mais perto do modelo estabelecido por BP no acampamento de Brownsea, muitos anos antes. De fato, foi um retorno às origens do escotismo, estabelecendo um modelo para os futuros jamborees mundiais que se seguiram.
Entre as atividades bem planeadas e realizadas pelos organizadores dinamarqueses, esteve o Campeonato Mundial Escoteiro, que colocou em posições opostas escoteiros de diferentes nacionalidades, em diversas áreas.
Os norte americanos emergiram como vencedores, com os britânicos e os húngaros em 2º e 3º lugares, respectivamente.
Os prêmios aos vencedores foram distribuídos por B.P. no Estádio de Copenhagen. Mas, apesar do jogo honesto mostrado pelos competidores, foi decidido, na Conferência Internacional de Kandersteg (1926), que a experiência não seria repetida por receio de que a competição entre os países pudesse prejudicar a fraternidade escoteira.
Tal como no Jamboree anterior, em Londres, também aqui as condições climáticas não favoreceram. Fortes chuvas provocaram inundações e uma porção do acampamento teve de ser evacuado temporariamente. Um total de 4.549 escoteiros encharcados foram acolhidos em casas de famílias durante uma noite. BP foi chamado “Baden Meister” (dinamarquês para “mestre do banho”).
B. P.  e o rei da Dinamarca 
Na cerimônia de encerramento, que durou 6 horas sob chuva intensa, B.P. disse aos seus entusiasmados ouvintes: “Tenho visto grandes contingentes de escoteiros, mas nunca vi quaisquer deles tão encharcados como vocês”.
Como inovação, os escoteiros tiveram uma semana de hospitalidade caseira, depois do Jamboree. Houve diversos problemas devido à enorme quantidade de visitantes e ao “dilúvio” que se abateu sobre o acampamento.
Este Jamboree mostrou que o escotismo não é apenas um jogo, mas que pode contribuir significativamente para a educação em cidadania mundial.



Um comentário:

  1. No meu primeiro Jamboree eu enfrentei junto com os outros escoteiros uma tempestade em Foz do Iguaçu, em 2009. Eu vou lembrar desses dias eternamente, pois são inesquecíveis. Realmente o escotismo é um estilo de vida. :D

    ResponderExcluir