quinta-feira, 29 de março de 2012

SERIE OS 5 JAMBOREES DE BADEN-POWELL (parte 3)

3° Jamboree Mundial (Inglaterra 1929)
Distintivo do jamboree

O 3º Jamboree Mundial realizou-se entre 31 de Julho e 13 de Agosto de 1929, no Arrowe Park, perto de Birkenhead, Inglaterra, num terreno com mais de 180 hectares.
Ficou conhecido como o “Coming-of-Age Jamboree”, que pode ser traduzido como o “jamboree da maioridade”, em virtude de se atingir a maturidade do Movimento Escoteiro, ou seja, o seu 21º aniversário.
Cerca de 50.600 rapazes representaram 42 nações e mais de 73 regiões diferentes, entre os quais cerca de 1500 vieram dos EUA.
Foram montadas exposições interessantes mostrando os variados desenvolvimentos do Movimento Escoteiro nos diferentes países, mas o propósito principal deste jamboree era alimentar o espírito de fraternidade entre os rapazes de todo o mundo, e desse modo fazendo chegar mais cedo o dia em que a inimizade e a destruição darão lugar à cooperação e a boa-vontade.
Birkenhead possuía as vantagens acrescidas de bons acessos para transportes terrestres e fluviais. Durante vários meses antes do jamboree, comissões da Associação de Escoteiros de Inglaterra andaram ocupados organizando transporte, alojamento, alimentação e apoio médico para os escoteiros, bem como preparando os programas e fazendo propaganda do jamboree. O Bureau Mundial encarregou-se de transmitir a propaganda do jamboree para todas as associações do mundo.
De barco, trem, avião e de carro, os milhares de escoteiros convergiram para Arrowe Park. Indianos percorreram centenas de quilômetros através de montanhas e selvas para atingirem uma linha de trens. Alemães vieram a pé desde Grimsby, enquanto que escoteiros ingleses mais pobres fizeram todo o trajeto até Birkenhead a pé.
As diferentes nações apresentaram cenas das suas histórias: danças de guerra Sioux, batalhas Irlandesas e os seus heróis, os Druidas de Gales, uma representação Belga de S. Jorge e o Dragão, danças Escocesas, etc.
Fizeram-se, mais uma vez, demonstrações de “artesanato” escoteiro, construção de pontes, socorrismo e treino físico. Foram organizadas músicas à volta da fogueira, concertos e projeção de filmes, e o Príncipe de Gales dormiu mais uma vez debaixo do pano de uma tenda no imenso campo do jamboree.


Havia um campo para a imprensa trabalhar, de maneira que o público britânico e o resto do mundo fossem informados diariamente dos programas e incidentes deste jamboree muito colorido. O “Daily Arrow” (seta diária), jornal do jamboree, vendia diariamente 38.000 cópias.
O jamboree terminou com uma Marcha de Despedida ao Escoteiro-Chefe Mundial. Escoteiros de todas as nações, ombro a ombro em filas de 25 elementos, marcharam com as suas bandeiras e os chapéus na ponta das varas numa animação ruidosa. No fim os escoteiros formaram uma grande roda – a “Roda da Amizade” – ao redor de Baden-Powell.
Em seu discurso ao final do evento BP disse:
“Aqui está o machado da guerra, da inimizade, dos maus sentimentos, que agora enterramos no Arrowe Park” – enterrando um machado num barril de setas douradas. E continuou:
“De todos os cantos do mundo vocês viajaram até este grande encontro de fraternidade e irmandade mundial. Hoje vos envio de Arrowe Park para o mundo, levando o meu símbolo de paz e fraternidade. Cada um de vós é meu embaixador, levando a minha mensagem de amor e fraternidade nas asas do sacrifício e do serviço aos confins do mundo.
Setas Douradas
Daqui em diante, o símbolo escoteiro da Paz será a Seta Dourada. “Levem-na depressa e longe, para que todos os homens possam conhecer a irmandade do Homem.”
Então Baden-Powell enviou quatro setas douradas aos quatro pontos da bússola, e foram passados de mão em mão através das nações do mundo. Caiu um grande silêncio. A sua mensagem final foi dada:
Quero que todos vós levem para os vossos países uma boa impressão da Grã-Bretanha e de todos os rapazes que aqui conheceram e das pessoas que tentaram ser boas para convosco.
Claro que qualquer asno pode ver os pontos negativos numa pessoa ou num país, mas um bom escoteiro procurará os aspectos positivos noutras pessoas. Quero que se lembrem dos aspectos positivos em nós e se esqueçam dos negativos. Digam aos vossos amigos nos vossos países todo o bem que puderem sobre nós, para que todos possamos pensar melhor uns dos outros.
Partam daqui como embaixadores da boa vontade e da amizade. Cada um de vós, escoteiros, não importa a idade ou tamanho, pode espalhar boas palavras sobre este país e sobre os que aqui conheceram.
Só posso mais dizer “Adeus a vocês…” Entretanto tentem continuar o vosso trabalho escoteiro. Tentem ser melhores escoteiros do que sempre o foram. Tentem ajudar outros rapazes, especialmente os mais pobres, a virem e a serem felizes, saudáveis e bons cidadãos úteis como vós próprios. “E agora, adeus e que Deus vos abençoe a todos.”
Marcha da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário